quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Surgimento do Esporte

Em geral se consideram esportes as atividades de recreio ou competitivas que exigem certa dose de esforço físico ou de habilidade. Aprofundando mais seu significado atual, o esporte é um sistema institucionalizado de práticas competitivas (com o predomínio do aspecto físico) delimitadas, reguladas, codificadas e regulamentadas convencionalmente, cujo objetivo é designar o melhor concorrente ou registrar o melhor desempenho.

Não se sabe ao certo, quando e onde as atividades desportivas surgiram. Nas sociedades primitivas os esportes eram relacionados aos rituais e práticas religiosas, cultos aos deuses. Através das eras eles foram se transformando no esporte antigo (grego e romano), o medieval e o que conhecemos atualmente, o esporte moderno que foi sistematizado, hierarquizado, racionalizado, quantificado e burocratizado seguindo a lógica da sociedade industrial burguesa e capitalista.

No mundo, hoje, existem infinitas modalidades esportivas, sejam elas coletivas ou individuais, mas nem todas, são conhecidas e praticadas em todos os lugares, sejam por questões históricas, culturais, ou até mesmo climáticas. Há também modalidades que são praticadas de diferentes modos dependendo da região. A organização das regras possibilitou o aparecimento de competições entre diversos grupos, potencializando a globalização dos esportes.

Antigamente, a prática esportiva esteve ligada aos exércitos e às guerras, a fim de aprimorar e desenvolver a força física dos soldados, significando mais chances de vitória nas batalhas, demonstrando a superioridade de um povo. Atualmente, o esporte está interligado a diversos outros fatores. Além do melhoramento do condicionamento físico, o esporte ajuda a formar certas qualidades espirituais como a coragem, a disciplina, a responsabilidade, a independência, a autoconfiança, a concentração e a perseverança. Ensina a lidar com vitorias e derrotas e a vencer através do seu esforço pessoal. Seus praticantes ficam mais invulneráveis a certos tipos de doenças, aprendem à respeitar regras, a desenvolver o espírito competitivo, estratégia, além de promover o saber democrático e desenvolver valores como a integração social. 

 

Um comentário: